O Programa de Iniciação a Docência (PIBID) constitui um conjunto de ações articuladas, coordenado pela CAPES a nível nacional, para incentivar a formação e a valorização dos profissionais da educação, fortalecendo os cursos de licenciatura, ampliando a integração da UERN com as escolas públicas da educação básica.
O foco formativo principal articula as ações desenvolvidas com as dimensões da prática docente: de caráter organizacional, curricular, de ensino e de desenvolvimento profissional a partir da socialização de experiências formativas interdisciplinares.
PIBID UERN 2011
SUBPROJETO DE ÁREA: GEOGRAFIA FAFIC
GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO NORTE NAS
ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM MOSSORÓ: ARTICULANDO SABER ACADÊMICO E ESCOLAR
EQUIPE RESPONSÁVEL PELO PIBID GEOGRAFIA
COORDENAÇÃO DE ÁREA DO PIBID GEOGRAFIA
Profº. Otoniel Fernandes da Silva Júnior (DGE/FAFIC)
Profª. Maria José Costa Fernandes (DGE/FAFIC)
PROFESSORES SUPERVISORES E ESCOLAS PARCEIRAS
Escola
Estadual Prof. Abel Freire Coelho
Antonio
Alves da Silva
Maria
Iratelma Pereira
Escola
Estadual Prof. José de Freitas Nobre
Antonia
Geneide F. C. Dantas
EQUIPE DE ALUNOS (AS) BOLSITAS
Antonia
Edilma de Oliveira Fernandes (5º período)
Franciele
Fernanda Barbosa de Morais (5º período)
Oliveira
Bento da Silva (5º período)
Sueleide
Magna Aquino Silva (5º período)
Elenilde
Rodrigues dos Santos (7º período)
Erick Fernandes da Costa (7º período)
Isaías
Gonçalves Ferreira de Lima (7º período)
Maxione do
Nascimento França Segundo (7º período)
Mônica
Raquel de Andrade Brito (7º período)
Rodolfo
Morais da Costa (7º período)
Antonia
Jussara de Morais (8º período)
Fernanda
Fábia de C. Gurgel (8º período)
Kilza
Janaina da Silva (8º período)
Patrícia
Louise dos Santos (8º período)
Raimunda
Cintia Holanda Rebouças (8º período)
O PIBID GEOGRAFIA
A Geografia enquanto ciência se
caracteriza por estudar a interface Sociedade/Natureza, articulando diferentes
escalas de análise em suas investigações articulando o local com o global,
apresentando a realidade sócio- espacial em suas diferentes características
físicas, econômicas, políticas, sociais e culturais. Essa preocupação de
articular diferentes escalas de análise e conhecer a realidade local,
articulada a outras escalas de análise, devem estar presentes nas aulas de
Geografia desde as séries iniciais, e se aprofundar no nível médio.
A
importância do PIBID no processo de formação acadêmica numa concepção de
universalidade e amplitude, marcada pelo diálogo com a realidade social, aproximando
mais a Universidade das escolas de ensino médio em Mossoró, refletindo uma
preocupação com a qualidade do ensino de graduação, melhorando
a formação acadêmica dos licenciados,contribuindo para implantação do PPC de
Geografia a partir do desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino de
Geografia do Rio Grande do Norte.Desse modo,
entendemos que a proposta possui seu embasamento principal no ensino com
rebatimentos na pesquisa e na extensão, refletindo a Missão institucional da
UERN como instituição formadora sem perder de vista seu compromisso social com
a sociedade potiguar, favorecendo a
cidadania e efetivação de políticas públicas voltadas para o ensino de
Geografia no Rio Grande do Norte.
Essas ações visam aprofundar o papel da Geografia como instrumento de
formação do cidadão e terão impacto na melhoria do ensino básico, contribuindo
com a formação de profissionais qualificados, com o desenvolvimento de
competências e habilidades voltadas para o ensino básico, que irão suprir
carências existentes nas escolas. Pois de acordo com o PDI/UERN (2008, p.42) “...
é necessário reforçar a ideia de que o foco de tudo é o indivíduo cidadão,
agente e ator do processo de desenvolvimento econômico, social e cultural da
região em que ela se insere”.