Iº SALÃO DE EXPERIÊNCIAS DOS PIBID'S DE GEOGRAFIA DO RN



O Programa de Iniciação a Docência (PIBID) constitui um conjunto de ações articuladas, coordenado pela CAPES a nível nacional, para incentivar a formação e a valorização dos profissionais da educação, fortalecendo os cursos de licenciatura, ampliando a integração da UERN com as escolas públicas da educação básica.
O foco formativo principal articula as ações desenvolvidas com as dimensões da prática docente: de caráter organizacional, curricular, de ensino e de desenvolvimento profissional a partir da socialização de experiências formativas interdisciplinares.


PIBID UERN 2011
SUBPROJETO DE ÁREA: GEOGRAFIA FAFIC
GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO NORTE NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM MOSSORÓ: ARTICULANDO SABER ACADÊMICO E ESCOLAR

EQUIPE RESPONSÁVEL PELO PIBID GEOGRAFIA

COORDENAÇÃO DE ÁREA DO PIBID GEOGRAFIA
Profº. Otoniel Fernandes da Silva Júnior (DGE/FAFIC)
Profª. Maria José Costa Fernandes (DGE/FAFIC)

PROFESSORES SUPERVISORES E ESCOLAS PARCEIRAS

Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho
Antonio Alves da Silva
Maria Iratelma Pereira

Escola Estadual Prof. José de Freitas Nobre
Antonia Geneide F. C. Dantas

EQUIPE DE ALUNOS (AS) BOLSITAS
Antonia Edilma de Oliveira Fernandes (5º período)
Franciele Fernanda Barbosa de Morais (5º período)
Oliveira Bento da Silva (5º período)
Sueleide Magna Aquino Silva (5º período)
Elenilde Rodrigues dos Santos (7º período)
Erick Fernandes da Costa (7º período)
Isaías Gonçalves Ferreira de Lima (7º período)
Maxione do Nascimento França Segundo (7º período)
Mônica Raquel de Andrade Brito (7º período)
Rodolfo Morais da Costa (7º período)
Antonia Jussara de Morais (8º período)
Fernanda Fábia de C. Gurgel (8º período)
Kilza Janaina da Silva (8º período)
Patrícia Louise dos Santos (8º período)
Raimunda Cintia Holanda Rebouças (8º período)

O PIBID GEOGRAFIA
A Geografia enquanto ciência se caracteriza por estudar a interface Sociedade/Natureza, articulando diferentes escalas de análise em suas investigações articulando o local com o global, apresentando a realidade sócio- espacial em suas diferentes características físicas, econômicas, políticas, sociais e culturais. Essa preocupação de articular diferentes escalas de análise e conhecer a realidade local, articulada a outras escalas de análise, devem estar presentes nas aulas de Geografia desde as séries iniciais, e se aprofundar no nível médio.
            A importância do PIBID no processo de formação acadêmica numa concepção de universalidade e amplitude, marcada pelo diálogo com a realidade social, aproximando mais a Universidade das escolas de ensino médio em Mossoró, refletindo uma preocupação com a qualidade do ensino de graduação, melhorando a formação acadêmica dos licenciados,contribuindo para implantação do PPC de Geografia a partir do desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino de Geografia do Rio Grande do Norte.Desse modo, entendemos que a proposta possui seu embasamento principal no ensino com rebatimentos na pesquisa e na extensão, refletindo a Missão institucional da UERN como instituição formadora sem perder de vista seu compromisso social com a sociedade potiguar, favorecendo a cidadania e efetivação de políticas públicas voltadas para o ensino de Geografia no Rio Grande do Norte.
Essas ações visam aprofundar o papel da Geografia como instrumento de formação do cidadão e terão impacto na melhoria do ensino básico, contribuindo com a formação de profissionais qualificados, com o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para o ensino básico, que irão suprir carências existentes nas escolas. Pois de acordo com o PDI/UERN (2008, p.42) “... é necessário reforçar a ideia de que o foco de tudo é o indivíduo cidadão, agente e ator do processo de desenvolvimento econômico, social e cultural da região em que ela se insere”.
(atividades e horários a definir)
CONVITE