GRUPOS DE TRABALHOS

GT 1: Ensino de Geografia
Prof. Francisco Ednardo Gonçalves – DIAC/IFRN
Prof. Luiz Eduardo do Nascimento Neto – DGE/CAMEAM/UERN
Prof. Zacarias Marinho – DE/UERN
EMENTA: A evolução do ensino de Geografia no Brasil. Principais práticas pedagógicas do professor de Geografia. A Cartografia como ferramenta de ensino da Geografia e suas aplicações. O papel do livro didático no ensino de Geografia. A Geografia como instrumento de formação cidadã. O Estágio Supervisionado e a formação do professor de Geografia.

GT 2: Estudos Agrários
Prof. Gleydson Pinheiro Albano – DGE/CERES/UFRN
EMENTA: Elementos da organização do espaço agrário brasileiro. Formação da estrutura fundiária brasileira. Modernização da agricultura. Reforma agrária, relações de trabalho e movimentos sociais no campo. O agronegócio e a agricultura familiar. Relação campo-cidade no contexto atual. Atividades não-agrícolas no campo. Questão agrária e desenvolvimento sustentável.


GT 3: Estudos Urbanos
Prof. Josélia Carvalho de Araújo - DGE/UERN
Prof. Fábio Ricardo Silva Beserra - DGE/UERN
EMENTA: Urbano, urbanização e urbanismo. Urbano/rural, cidade/campo. A hierarquia urbana (grandes, médias e pequenas cidades). Processos e formas urbanas. Urbanização concentrada e urbanização difusa. Problemas urbanos. A urbanidade.


GT 4: Geografia Física
Prof. Benedito Vasconcelos Mendes - DGE/UERN
Profa. Zuleide Maria Carvalho Lima – DGE/UFRN
EMENTA: Discussão sobre as temáticas inerentes as especialidades da geografia física.Estudos geoambientais e de zoneamentos ecológico-econômico.Estudos de impactos sócio-ambientais em áreas urbanas e rurais. Poluição e degradação dos sistemas ar, água e solos/relevo. Conceitos epistemológicos relativos ao ensino da geografia física.


GT 5: Espaço e Turismo
Profa. Maria Aparecida Pontes da Fonseca – DGE/UFRN
EMENTA: Abordagens Sócio-Espaciais do Turismo, Abordagens Sócio-Econômicas do Turismo, Ordenamento dos Espaços Turísticos, Turismo na Natureza e Turismo no Espaço Rural, Turismo e Espaço Urbano, Planejamento e Gestão do Turismo Sustentável, Gestão e Políticas Públicas para o Turismo, Turismo e Gestão Sócio-Ambiental. Espaço, Lazer e Turismo. Turismo e mega-eventos.

GT 6: Geografia, Cultura e Epistemologia
Prof. José Erimar dos Santos - DGE/UERN
EMENTA: A epistemologia do construto geográfico.  Evolução e transformação da ciência geográfica. Dinâmica epistemológica da Geografia e os processos culturais. Analise e organização científica cultural da Geografia. Epistemologia, Geografia e elementos da cultura no espaço. Contexto geográfico e desdobramentos epistemológicos da Geografia no cenário da atual. Cultura e Geografia: construções epistemológicas.


GT 7: Meio ambiente e Educação Ambiental
Prof. Jionaldo Pereira de Oliveira - DGE/UERN
Prof. Rodrigo Guimarães de Carvalho - DGA/UERN
EMENTA: Processos interativos entre sociedade e natureza. Crise ambiental e desenvolvimento sustentável. Diagnóstico socioambiental. Estrutura e funcionamento dos sistemas ambientais. Impactos ambientais. Politica ambiental. Instrumentos de planejamento e gestão ambiental. Sistemas de gestão ambiental. Relação entre empresas e meio ambiente. Educação ambiental.